Domingo, 11 de Fevereiro de 2007

Liberdade

 

“Liberdade é poder dizer “sim” ou “não”, faço-o ou não faço, digam o que disserem os meus chefes ou os demais; isto convém-me e eu quero-o, aquilo não me convém e, portanto, não o quero. Liberdade é decidir (…). Da primeira vez em que pensas no motivo da tua acção, a resposta à pergunta “porque faço isto?” é (…): “faço-o porque mo mandam fazer, porque é costume fazê-lo, porque me apetece”. Mas se pensares uma segunda vez, a coisa já muda de figura. (…). Não estarei eu a ser escravizado por quem manda em mim? (…) E se me mandarem fazer coisas que não me parecem convenientes, quando ordenaram ao comandante nazi que eliminasse os judeus do campo de concentração? Não poderá ser uma coisa “” – quer dizer, não me convir – por muito que ma mandem fazer, ou “boa” e conveniente mesmo que ninguém me mande que a faça?

O mesmo se passa com os costumes. Se não pensar mais do que uma vez no que faço, talvez me chegue a resposta de que ajo assim “por ser costume”. Mas porque diabo tenho de fazer sempre o que é costume fazer-se. (…) Como se fosse escravo dos que me rodeiam, por muito meus amigos que sejam, ou daquilo que fiz ontem, ou anteontem, e o meu passado! Se viver rodeado de gente que tem o costume de discriminar os negros e isso de maneira nenhuma me parecer bem, porque hei-de ter de imitar essa gente? Se contraí o costume de pedir dinheiro emprestado e de nunca o devolver, mas cada vez me dá mais vergonha fazê-lo, porque não poderei mudar de atitude e começar a partir de hoje mesmo a ser mais certo com as minhas contas? (…)”

 

SAVATER 1993). Ética para um Jovem. Lisboa: editorial Presença, p.44-45

publicado por filosoficamentefalando às 19:48
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De luistronxo a 11 de Fevereiro de 2007 às 20:47
Penso que SAVATER encontrou uma boa forma de definir (sem definir propriamente) o que é a Liberdade. É a possibilidade de dizer SIm ou NÃO, de acordo com o que achamos conveniente.

Milene, gostei do teu Blog.
Continua!
por mim, vou voltar aqui.

Luís Mourinha
De mourinhaster@gmail.com a 11 de Fevereiro de 2007 às 20:49
Consulta este Blog:

http://www.areaprojecto1.blogspot.com/

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Conhecimento Natura...

. Ciência Descontínua

. Estou de volta

. O Sentido da Vida e da Mo...

. A vida

. Estrutura do acto de conh...

. Conhecimento e Verdade

. O que é o conhecimento?

. Sonhos

. Liberdade

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Agosto 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds